sábado, 24 de maio de 2008

Alguns dados sobre os neurotransmissores discutidos

Aqui estão algumas informações sobre os neurotransmissores apresentadas no dia 28, para posterior estudo:

Acetilcolina:
- É um éster sintetizado pela enzima colina acetiltransferase a partir dos compostos Colina e o grupo acetil da Acetil-CoA.
- É degradada pela enzima acetilcolinesterase; a inibição desta por neurotóxicos como o gás Sarin leva a uma constante ativação de músculos, glândulas e do SNC. Geralmente, indivíduos que têm esta enzima inibida morrem por sufocação, pois não conseguem relaxar seu diafragma para expirar.
- É muito importante no SNP (Sistema Nervoso Periférico): É o único neurotransmissor do Sistema Nervoso Somático (movimentação de músculos esqueléticos) e um dos principais do Sistema Nervoso Autônomo (músculos lisos, músculos cardíacos e glândulas).
- Atua como Neuromodulador* no Sistema Nervoso Central, formando o Sistema Colinérgico de neurotransmissores e atuando na plasticidade sináptica**, estando envolvida com o aprendizado e a memória de curto prazo.
- Atua também na excitação sexual e sensações de recompensamento.

Epinefrina:
- Também conhecida como adrenalina.
- É uma catecolamina.
- É sintetizada a partir da norepinefrina, pela enzima Feniletanolamina N-Metiltransferase.
- É também um hormônio, atuando na resposta de fuga-ou-luta.
- Atua sobre a atenção e a concentração mental.

- Não apresenta efeitos psicoativos, mas é liberada em situações de estresse ou excitação sexual.

- Síntese sob controle exclusivo do SNC, submetida a vários níveis de regulação, como ao hormônio adrenocorticotrófico(ACTH).

- Seu efeito supressor sobre o sistema imune permite sua utilização no tratamento de Anafilaxia.

- Pode ser usada no tratamento de parada cardiorrespiratória ou outras disritmias cardíacas, mas leva a um aumento de irritabilidade cardíaca.


Serotonina:
- Também conhecida como 5-HT.
- É sintetizada pelo aminoácido triptofano, por uma via metabólica de 2 etapas, catalisada pelas enzimas Triptofano hidroxilase e Aminoácido Descarboxilase.
- Modula raiva, agressão, temperatura corporal, temperamento, sonolência, sexualidade e apetite.
- Estimula refluxo gastroesofágico (vômito).
- Pode desempenhar importante papel como mitógeno (estimula divisão de células somáticas) e na regeneração hepática.
- Drogas como o ecstasy atuam liberando a serotonina das vesículas sinápticas. Anti-depressivos também atuam com um propósito semelhante: inibem a reabsorção de serotonina, fazendo-a ficar na sinapse por mais tempo.
- Como um neuromodulador, cria o Sistema Serotoninérgico, responsável por efeitos como aumento de introversão, saciedade, e diminuição de sensações de dor.
- Excesso de serotonina pode causar a síndrome serotoninérgica, caracterizada por sintomas como febre, tremores, confusão, halucinações, cefaléia, hipertensão, taquicardia, náusea, diarréia, entre outros. Percebe-se claramente que tal intoxicação é facilmente fatal; por sorte, é bastante rara, ocorrendo apenas em situações de mistura de drogas antidepressivos com drogas recreacionais como ecstasy, ou uso excessivo destas.

GABA:
- A sigla equivale a Gamma-aminobutyric acid, ou Ácido gama-aminobutírico.
- Apesar de ser um aminoácido, não é encontrado em proteínas.
- É sintetizado a partir de glutamato (pela enzima glutamato descarboxilase), o que é interessante pois há uma inversão de papéis: enquanto o GABA é inibitório, o glutamato é excitatório.
- Não há presença significativa de GABA fora do sistema nervoso em mamíferos.
- É o principal neurotransmissor inibitório do SNC.
- Regula também o tônus muscular (prevenindo hipertonia) e exerce outras funções.
- Drogas que atuam como seus agonistas (ou seja, estimulam sua liberação ou se ligam a seus receptores) têm efeitos que são, tipicamente, de relaxamento, diminuição de ansiedade e cessamento de convulsões. São capazes de causar amnésia retrógada (perda da memória anterior ao seu uso) ou anterógrada (perda de memória posterior ao seu uso). Entre elas estão o Etanol, os barbitúricos e as benzodiazepinas.

Glutamato:
- É um aminoácido que, ao contrário do GABA, é utilizado na síntese protéica.
- É o neurotransmissor excitatório mais abundante no sistema nervoso de mamíferos.
- É um precursor do
α-cetoglutarato, composto fundamental na respiração aeróbica (intermediário do ciclo de Krebs).
- Em condições normais, os neurônios e as células da glia apresentam transportadores de glutamato que rapidamente o removem do espaço extracelular. No entanto, em lesões do cérebro, sua atuação é invertida, e o acúmulo de glutamato leva a um transporte acelerado de cálcio para o interior celular, causando dano às mitocôndrias, transcrição de genes apoptóticos e morte celular, em um processo conhecido como excitotoxicidade.
- A excitotoxicidade está associada ao Acidente Vascular Cerebral, ao autismo, ao mal de Alzheimer e a algumas formas de retardo mental.
- Devido a seu papel na alteração da plasticidade sináptica, acredita-se que participe no aprendizado e na memória.




Norepinefrina:

- Também conhecida como Noradrenalina.

- Assim como a epinefrina, é uma catecolamina.

- Sintetizada a partir de dopamina, pela enzima dopamina β-hidroxilase.

- Como um hormônio do estresse, atua sobre regiões do cérebro em que atenção e ações de resposta são controladas.

- Participa conjuntamente com a epinefrina no controle da resposta de fuga-ou-luta, estimulando os receptores adrenérgicos.



Dopamina:
- Sintetizada a partir de tirosina, por uma via metabólica de 2 etapas catalisada pelas enzimas Tirosina Hidroxilase (converte tirosina a Dopa) e Dopa Descarboxilase.
- Também atua como neurohormônio, inibindo a liberação de prolactina.
- Como neuromodulador, forma o sistema Dopaminérgico, relacionado ao controle da náusea, do sistema endócrino e do raciocínio.
- Dopamina é secretada em grande quantidade quando uma recompensa inesperada é obtida, podendo, assim, estar associada à aquisição de novos comportamentos.
- Drogas que reduzem sua atividade diminuem a motivação e o prazer e são usadas como antipsicóticos.
- Está intimamente relacionada à socialização: pessoas com deficiência no receptor dopaminérgico D2 apresentam ansiedade social.
- Devido a sua relação com o sistema de prazer do cérebro, está associada à motivação para o vício (devido à criação da expectativa de uma grande recompensa que nem sempre pode ser obtida).



*Neuromodulação: é um processo de atuação de neurotransmissores diferente da comunicação sináptica entre neurônios individuais; na neuromodulação, um neurotransmissor permanece um tempo significativo no fluido cérebroespinal sem ser degenerado ou reabsorvido, influenciando ou modulando a atividade geral do cérebro e não apenas contribuindo para a passagem de potenciais de ação (ou sua inibição) entre 2 neurônios individuais. O(s) neurotransmissor(es) que atua(m) em conjunto para um mesmo fim são agrupados em conjuntos denominados Sistemas de Neurotransmissores.

** Plasticidade sináptica é a alteração da força de uma sinapse por um neurotransmissor ou conjunto deles, seja ela temporária, podendo durar de segundos a minutos, ou permanente. A força de uma sinapse determina o quanto ela é capaz de inibir ou estimular o neurônio pós-sináptico a partir de um estímulo do neurônio pré-sináptico.

Como referência:
http://en.wikipedia.org/wiki/Dopamine
http://en.wikipedia.org/wiki/Epinephrine
http://en.wikipedia.org/wiki/Norepinephrine
http://en.wikipedia.org/wiki/Glutamate
http://en.wikipedia.org/wiki/Serotonin
http://en.wikipedia.org/wiki/Acetylcholine
http://en.wikipedia.org/wiki/GABA
http://en.wikipedia.org/wiki/Neurotransmitter_system

--Postado por: Victor Souto

Nenhum comentário: