terça-feira, 27 de maio de 2008

Antidepressivos e seus mecanismos de ação


Antidepressivos tradicionais

Os primeiros antidepressivos desenvolvidos foram os tricíclicos (ADTs) e os inibidores da enzima MAO(IMAO), descobertos por meio da observação clínica, atuam na tentativa de aumentar a quantidade de neurotransmissores e, por conseguinte, seus efeitos.

Tricíclicos

Estrutura química da Amitriptilina, um antidepressivo tricíclico

Os tricíclicos promovem o bloqueio da passagem de neurotransmissores (monoaminas – principalmente norepinefrina, dopamina e serotonina) para o neurônio pré-sináptico (recaptação); aumentando, assim, a disponibilidade desses neurotransmissores na fenda sináptica, o que potencializa seus efeitos e antagoniza os sintomas da depressão. Esse bloqueio pode ser reversível ou irreversível.

Mecanismo de ação do antidepressivo na sinapse dos três neurotransmissores citados

Esses antidepressivos são muito eficazes, contudo, induzem vários efeitos colaterais devido a sua inespecificidade, já que interagem também com os sistemas histaminérgico e colinérgico. Alguns exemplos desses antidepressivos são: imipramina, clomipramina e nortriptilina. Os ADTs também são utilizados no tratamento de bulemia nervosa e ulcera péptica.

Inibidores da enzima monoamina oxidase

As enzimas MAO estão presentes em vários sistemas do corpo, inclusive no sistema nervoso, quando se encontram dentro dos neurônios. Tem a função de degradar monoaminas, nesse caso, neurotransmissores (dopamina, norepinefria e serotonina).

Monoamina oxidase (MAO)

A inibição (reversível ou irreversível) dessa enzima aumenta o armazenamento de neurotransmissores, o que potencializa seus efeitos quando liberados na fenda sináptica. É exatamente isso que os antidepressivos inibidores da MAO fazem para diminuir os sintomas da depressão.

O efeito colateral mais evidente do IMAO é a hipertensão, visto que essa a inibição inespecífica dessa enzima promove a diminuição da taxa de degradação de aminas, e, consequentemente o aumento da concentração desse composto no plasma.Contudo, esse efeito colateral pode ser contornada pelo uso de IMAOs seletivos da IMAO - A ou B (os dois tipos de enzima monoamina oxidase) e que fazem ligações reversíveis.

Postado por Talyta Cortez Grippe

Referencias:

http://www.territorioscuola.com/wikipedia/pt.wikipedia.php?title=Antidepressiv o_tric%C3%ADclico

http://www.scielo.br/pdf/rbp/v21s1/v21s1a06.pdf

http://saude.hsw.uol.com.br/antidepressivos4.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Antidepressivo_inibidor_da_MAO

3 comentários:

Ciência Brasil disse...

veja esta noticia

Mutações que causam esquizofrenia


http://www.agencia.fapesp.br/boletim_dentro.php?id=8911

abraços
Marcelo hermes

Unknown disse...

Show de bola, deu para entender tudo certinho^^

Unknown disse...

Maravilhoso essa explicação, procurei muitas explicação Clara assim e não achei