domingo, 25 de maio de 2008

A cafeína

Extraída de diversas plantas, principalmente do café. Encontrada em muitos alimentos, refrigerantes e chás, a cafeína é a substância psicoativa mais consumida no mundo. É apreciada por sua capacidade de reduzir o sono e aumentar a concentração, sendo consumida por pouco mais de 90% dos brasileiros.
A cafeína atua no sistema nervoso central devido à semelhança de sua estrutura química à do neurotransmissor adenosina, que desencadeia desestimulação ao se ligar aos receptores dessa substância no neurônio. A cafeína então, compete pelos receptores da adenosina e impede que eles desencadeiem seus efeitos desestimulantes, deixando o indivíduo desperto.
A cafeína tambem pode gerar dependência no indivíduo. Apresenta características em comum com outras substâncias adictivas, como a geração de tolerância e a síndrome de abstinência que reforça ainda mais o vício. Entre as doenças psiquiatricas conhecidas esta registrado o cafeinismo,
condição em que o indivíduo consome entre 600-750 mg de café (comparado com no máximo 300 de uma dosagem moderada). Em doses altas, o café pode gerar insonia cronica, irritabilidade, confusão, desorientação, paranóia, delírio, alucinações visuais e auditivas e vômito, entre outras coisas. O cafeinismo pode tambem precipitar ou exarcebar psicoses.

--Postado por: Hermann Friedrich

Nenhum comentário: