sábado, 24 de maio de 2008

Neurotransmissores e TDAH

Artigo

Neste artigo, comenta-se sobre a relação entre neurotransmissores e o TDAH, ou Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade.

Cabe ressaltar o seguinte trecho:

"(...) Entretanto, como em todas as actividades funcionais do cérebro (encéfalo), também durante as manifestações emocionais e do comportamento do indivíduo, a transmissão do estímulo nervoso de um neurónio para outro é realizada com a participação de substâncias neurotransmissoras. Poder-se-ia cogitar que nos casos de TDAH o equilíbrio entre neurotransmissores inibidores e excitadores estaria modificado.

Ainda podemos cogitar que existe uma diferença entre esse equilíbrio estar ocorrendo por uma alteração primária nas concentrações das catecolaminas, ou ser uma consequência do somatório das vivências emocionais que deixa um aprendizado que corresponde ao objecto de experiência e a um tipo particular de actividade neural do cérebro da criança vinculado a essa vivência.

Isto é, no primeiro caso estaria ocorrendo uma redução na concentração desses neurotransmissores na fenda sináptica, devido a algum defeito no sistema nervoso (malformação, lesão). Já na Segunda eventualidade, as alterações na concentração dos neurotransmissores seriam decorrentes das modificações neuroquímicas consequentes a dinâmica emocional de cada criança."


--Postado por: Victor Souto

Nenhum comentário: