sábado, 24 de maio de 2008

Neurotóxicos Organofosforados: agentes de nervos

Os organofosforados foram desenvolvidos a partir das pesquisas por novos inseticidas de Gerhard Schrader, em 1936. Tais trabalhos levaram à criação de compostos mais potentes, os gases nervosos, utilizados como armas químicas.


Esses fosfatos orgânicos atuam por fosforilação de enzimas que contenham um resíduo de serina em seus sítios ativos, entre elas a acetilcolinesterase, inativando-as. Esta, por sua vez, é responsável pela degradação de acetilcolina, um neurotransmissor. O acúmulo deste nas sinapses, resultado da inativação da acetilcolinesterase, provoca hiperestimulação colinérgica, com efeitos tóxicos para o sistema nervoso autônomo, sistema nervoso central e junções neuromusculares. Os efeitos danosos se caracterizam por sudação e vômitos seguidos de perda do controle muscular, sensação de opressão no tórax, convulsões e finalmente morte por asfixia. Em doses suficientemente altas, a morte é instantânea. Assim, com apenas uma gota na pele, o agente VX pode matar um homem em poucos minutos.

O tratamento imediato do contaminado consiste no bloqueio do receptor sobre o qual atua a acetilcolina, administrando-se atropina. Para recuperar a atividade da enzima acetilcolinesterase, no entanto, utiliza-se pralidoxima, que remove o inibidor (no caso, fosfato) do sítio ativo daquela proteína, através de ataque nucleofílico.

A seguir, os agentes de nervos mais conhecidos:
Tabun: o primeiro sintetizado, em 1936, por Gerhard Schrader, juntamente com o gás Sarin. Inativado por solução alcalina de carbonato de sódio. LD50: 400 mg.min/m3;
Sarin: O ataque mais famoso por gás sarin ocorreu em Tóquio, 1995, em um atentado terrorista no metrô, pela seita radical Verdade Suprema. Desse incidente resultou 12 mortos e 5000 feridos. O sarin pode ser utilizado como arma binária.
Seus precursores são metilfosfonil difluoreto e uma mistura de álcool isopropílico e isopropilamina. O sarin possui uma meia vida curta, durando apenas algumas semanas ou meses. Solubilidade: 1,2 g/m3 a 25 ºC; LD50: 100 mg.min/m3.
  • Soman: foi descoberto em 1944, por Richard Kuhn. Alta lipossolubilidade em membranas biológicas. Pode agir como contaminante por todas as vias de contaminação. Seus precursores são o metilfosfonildifluoreto, o álcool pinacolílico e uma amina. Volatilidade: 3 g/m3; LD50: 70 mg.min/m3.

  • VX: Desenvolvido em 1952 pela Unidade Experimental de Defesa Química de Porton Down, Wiltshire, Inglaterra. Agente asfixiante líquido, incolor, inodoro, solúvel em água e extremamente tóxico. Apresenta grande ação cutânea e a quantidade de 1 mg pode ser suficiente para matar. De modo geral, a aplicação cutânea pode incapacitar ou matar em poucas doses (15 mg/pessoa). Volatilidade: 10 mg/m3; LD50: 36 mg.min/m3.

Publicado por Bruno C. R. Amaral. Para referência, consulte:

http://www.quiprocura.net/armasq

http://pt.wikipedia.org/wiki/soman

http://pt.wikipedia.org/wiki/vx

http://pt.wikipedia.org/wiki/tabun

http://pt.wikipedia.org/wiki/sarin

http://www.den.ufla.br/professores/ronald/disciplinas/notas%20aula/impulso%20nervoso.PDF

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-40422003000500019&lng=in&nrm=iso&tlng=in

http://www.uepbcomvest.inf.br/concursos/vestibulares/vest2007/quifis.pdf

http://allchemy.iq.usp.br/pub/metabolizando/ba57005d.doc

Um comentário:

Grupo Neurotransmissores disse...
Este comentário foi removido pelo autor.