domingo, 25 de maio de 2008

Um pouquinho sobre Esquizofrenia

Esquizofrenia


O MUNDO INTERIOR dos esquizofrênicos é frequentemente confuso, pontuado por vozes estranhas, paranóia e pensamentos ilógicos - imagem retirada do periódico Scientific american Brasil edição nº 21


A palavra esquizofrenia significa mente dividida (esquizo = cisão, frenia = mente) e foi utilizada pela primeira vez por um psiquiatra suíço, em 1911. O uso desse termo pelo psiquiatra Eugem Bleuler fazia referencia a sensação de haver outra pessoa no corpo do esquizofrênico

Essa doença possui sintomas positivos, os mais conhecidos, que se caracterizam por: alucinações, agitação anormal do indivíduo, idéia delirantes, pensamentos irreais. Existem também os sintomas negativos, que nem sempre estão presentes, caracterizam-se por apatia, isolamento social e falta de iniciativa. Outra sintomatologia que pode se manifestar são déficits cognitivos (problemas com atenção, concentração, certos tipos de memória e funções de execução que nos permite planejar e organizar).


A esquizofrenia geralmente ocorre na a partir da adolescência (15 a 25 anos) e afeta aproximadamente 1% da população. Os esquizofrênicos podem ser classificados em 5 subtipos (Paranóide, Desorganizado, Catatônico, Indiferenciado e Residual), contudo, essa caracterização é incompleta, pois, nem sempre pode-se classificar um portador da doença entre esses 5 subtipos.

As causas apontadas para a esquizofrenia são diversas e amplamente baseadas em teses e teorias. A teoria bioquímica propõe disfunções envolvendo, principalmente, alguns neurotransmissores (dopamina, glutamato e serotonina) e seus mecanismos de ação. Além dessas hipóteses, os cientistas busacam a causa da esquizofrenia na herditariedade e mutações genéticas, contudo essa pesquisa é recente e ainda está sendo fundamentada.


Publicada por Talyta Cortez Grippe
Para referencias consulte:

http://www.copacabanarunners.net/esquizofrenia-2.html

http://www.neurociencias.org.br/Display.php?Area=Textos&Texto=Esquizofrenia

http://www.proesq.cepp.org.br/o_que3.htm

http://www.agencia.fapesp.br/boletim_dentro.php?id=8911

Nenhum comentário: